Venda de importados volta a ter queda em agosto

Publicado em 06/09/2016

A queda de venda de veículos importados em agosto foi de 12% ante o mês anterior. O presidente da entidade, José Luiz Gandini, aposta em retomada, após quinto mês de recuperação da indústria e definição do Poder Executivo.

05/09/2016 - As dezoito marcas filiadas à Abeifa - Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores comercializaram em agosto 2.936 unidades importadas, total que representou queda de 12% em relação ao mês anterior, quando foram emplacadas 3.337 unidades. Ante o mês de agosto de 2015, o desempenho do setor também é negativo, com redução de vendas de 34,2%. Foram 2.936 unidades contra 4.463 veículos.

No acumulado, o setor de veículos importados chegou a 24.473 unidades emplacadas, queda de 42,6% em relação aos 42.646 veículos licenciados nos primeiros oito meses do ano passado.

"Em agosto, nossas vendas caíram porque, em julho, antecipamos a utilização de cotas sem a incidência de 30 pontos percentuais. Apesar da queda em agosto, acreditamos que a tendência, agora com a definição da Presidência da República e a reação pelo quinto mês consecutivo da indústria brasileira, é de retomada da confiança dos consumidores brasileiros", avalia José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.

"Em paralelo, vamos manter nossos pleitos pelo fim dos 30 pontos percentuais no IPI, para que possamos recuperar especificamente o setor de veículos importados", argumenta Gandini, para quem "sem alteração no Inovar-Auto, não teremos condições de crescimento. Como disse anteriormente, por meio de tratamento isonômico no sistema tributário do setor automotivo, após os 35% do imposto de importação, queremos contribuir com a geração de mais empregos diretos e indiretos, além de propiciar maior arrecadação aos cofres públicos, ao voltar à normalidade comercial de veículos importados".

Produção local - Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o mês de agosto com 1.257 unidades emplacadas, total que representou aumento de 14,2% em relação ao mês anterior, mas ainda queda de 78% se comparado com agosto de 2015, quando foram emplacadas 5.704 unidades nacionais. Enquanto, no acumulado, as cinco associadas à Abeifa totalizaram 7.585 unidades emplacadas, queda de 66,8% ante as 22.813 unidades (à época, sem a produção da Jaguar Land Rover) dos primeiros oito meses do ano passado.

Participações - Ao considerar somente os veículos importados, a participação das associadas à Abeifa, no total do mercado interno, é de apenas 1,64% tanto no mês de agosto e no acumulado do ano, 1,87%. Com os totais somados - importados e produção nacional -, a participação das filiadas à Abeifa no mercado interno é de 2,35% no mês de agosto e de 2,46% no acumulado do ano.

Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: 11-3849-8633
textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo - MTb 13 224